A bela e agradável Viçosa do Ceará

É uma cidade serrana localizada na Serra da Ibiapaba (Serra Grande) distante 334km de Fortaleza (acesso pela CE-187). O município já passou dos 47 mil habitantes (Censo de 2003) e tem pouco mais de mil km².

Viçosa tem aquele clima agradável (a 740 metros de altitude) das serras cearenses, de dia apresenta um calorzinho que não “torra o juízo” e a noite a temperatura cai para vinte e poucos graus e, dependendo da época do ano, reduz um pouco mais…

Belezas Naturais

A beleza natural da cidade é um colírio: cercada por fontes de águas límpidas, cadeias de montanhas e vegetação nativa frondosa e marcante, é o lugar ideal para o turismo ambiental.

A Cascata do Piraporã (conjunto de cachoeiras formadas do riacho Pirangi); cachoeira do Itarumã (bom para a prática do rapel, com 65m e 2 quedas d’água); a fonte do Itacaranha (ideal p/ o banho); e o castelo de pedras chamado Lajes.

Como chegar?

De ônibus tem essas duas empresas: Expresso Serrano (88) 3632.1128 e Expresso Guanabara (85) 4005.1992. De carro você vai de Fortaleza até Tianguá pela BR 222 e de Tianguá até Viçosa são mais 30km pela CE-187.

Onde ficar?

Não temos dicas para mochileiros/as, mas aqui vão duas hospedagens tradicionais:

1. Complexo Rios (Estrada Tianguá-Viçosa do Ceará, no bairro Brejo Grande. Telefone: (88) 3632-1099.

2. Viçosa Hotel de Serra (Av. Major Felizardo de Pinho Pessoa, 97. Telefone: (88) 3632-5171.

Festival do Mel, Chorinho e Cachaça

Realizado todos os anos no mês de maio em Viçosa do Ceará, atrai a cada ano cerca de 4 mil pessoas.

O festival traz grandes nomes do choro brasileiro e cearense, em bate-papos e 16 shows gratuitos, oferecendo uma vasta programação temática na área do mel e da cachaça artesanais, através de Mini-cursos do Mel e do Seminário da Cachaça e das oficinas.

Galeria

Comentários estão fechados