As belezas da praia da comunidade de Caetanos de Cima

Caetanos de Cima é uma comunidade que trabalha com turismo de base comunitária. Localiza-se no município de Amontada, há 170km de Fortaleza .

História

Caetanos de Cima é uma comunidade de pessoas batalhadoras e acolhedoras que vivem e meio a um vasto campo de dunas e lagoas. Suas 46 famílias possuem como fonte de renda a agricultura familiar e a pesca artesanal.

O grau de organização comunitária e conscientização política e ambiental faz deles um exemplo de desenvolvimento local sobre bases de sustentabilidade nas diferentes atividades que praticam.

A relação com a terra mostra-se como forte elemento de identidade para os moradores de Caetanos de Cima. Sua histórica luta a favor do direito sobre seu território resultou que esta área fosse decretada assentamento de reforma agrária ainda nos anos 80, o que, infelizmente, não eliminou os conflitos de terra que persistem até hoje, atualmente com novas ameaças para implantação de equipamentos do turismo convencional.

Sua riqueza cultural é marcada pelos elementos do litoral, com histórias e dramas contados pelos mais velhos. A Dança do Coco é novamente praticada por pessoas de todas as idades. Na realidade, trabalhar a memória e incentivar atividades culturais é uma das formas de resistência encontradas pela comunidade. Nesse sentido, desde 2005, funciona lá o Ponto de Cultura Abrindo Velas Pescando Culturas com o apoio do Ministério da Cultura e assessoria do Instituto Terramar. O projeto fortalece a tradição musical e outras expressões artísticas já existente em Caetanos Cima a partir de uma integração com a educação escolar.

Como chegar?

Seguir à direita em direção a praia de Icaraí. Na segunda rotatória, entra à esquerda em direção à Rodovia Estruturante – Costa do Sol Poente (CE 085). Seguir nesta rodovia sentido Icaraí de Amontada até a rotatória. Ali deixa a CE 85 e siga à direita por 36 km até chegar ao povoado de JUREMA. Entre à direita, na estrada de asfalto até Sabiaguaba. Quando chegar em Sabiaguaba entre a esquerda, ao lado do ginásio poliesportivo, seguindo por 4 km até avistar uma linda lagoa à direita. Na bifurcação ao lado da lagoa seguir em frente até chegar em Caetanos de Cima, onde existe uma placa da Rede Tucum. Outra referência é o Ponto de Cultura – Abrindo Velas, Lá procurar a pousada que você já reservou.

Onde ficar?

Pousada Toca dos Grauçás

Quartos com cama de casal, banheiro privativo e espaço para 02 redes. Outros serviços: guarda de bagagem e restaurante. Diária de R$ 60,00 um quarto para 2 pessoas e R$10,00 para uma pessoa adicional no mesmo quarto (valores para a baixa estação). Café-da-manhã incluso.

Mais informações
caetanosdecima.wordpress.com

Galeria

Comentários estão fechados