Jericoacoara: Os encantos da praia mais bonita do Ceará!

☑ Última atualização em

Jericoacoara é uma praia cearense que fica a 300 km de Fortaleza . Até o ano de 1985, o lugar era apenas uma isolada aldeia de pescadores, escondida entre imensas dunas móveis e então foi “descoberta” pelo turismo.

A enseada de Jericoacoara está naturalmente protegida por uma verdadeira “cordilheira de dunas”, que dificultou por muito tempo o acesso de exploradores às suas imaculadas terras. Assim sendo, temos apenas notícias de visitas esporádicas realizadas por aventureiros, que vindos por mar com destino ao Maranhão ali estiveram a partir do século XVII.

O turismo em Jericoacoara é alimentado por diversos fatores: As belezas naturais, o aspecto selvagem e pitoresco de um lugar pouco tocado pela tecnologia, além das condições propícias para o windsurf e o sandboard. Turistas europeus e asiáticos são encontrados em profusão na vila, talvez até com mais facilidade do que brasileiros.

Jericoacoara possui cenários esplêndidos. Cavada entre enormes dunas e o mar, é um dos poucos lugares no Brasil onde é possível assistir ao sol nascer e se pôr no oceano, devido a sua localização peninsular. A duna mais próxima da vila é ritualisticamente ocupada pelos turistas para assistir ao pôr-do-sol, devido a sua grande altura e posição privilegiada frente ao mar.

Ao redor da vila enormes dunas surgem e desaparecem com a constante ação do vento, popularizando o sandboard na região. Jericoacoara conta com praias de enseada e mar calmo, de mar aberto e ondas grandes (quase propícias ao surfe) e praias rochosas. O windsurf encontra grande apelo nessas praias cuja maior extensão é de águas calmas e vento forte.

A Pedra Furada, uma das maiores atrações da vila, é uma rocha de cerca de cinco metros de altura com um grande buraco esculpido pela ação da natureza. No mês de julho, é possível assistir ao sol se pondo “dentro” buraco da pedra.

QUANDO IR

A melhor época para visitar Jericoacoara é de junho a dezembro em que não tem recorrência de chuvas no Ceará. É possível visitar esse paraíso de janeiro a maio, entretanto é a época da quadra chuvosa no estado (com intensidade maior de precipitações em março, abril e maio) e alguns dias serão chuvosos.

COMO CHEGAR

Por ter sido declarada uma Área de Proteção Ambiental (APA) e, desde 2002, transformada em PARNA (Parque Nacional), a construção de rodovias e estradas – bem como qualquer tipo de pavimentação – é proibida em Jericoacoara.

O acesso à vila é limitado pelas dunas e normalmente feito por um veículo adequado. As companhias de turismo que fazem o transporte até a cidade utilizam um ônibus comum de Fortaleza até Jijoca, onde a estrada mais próxima termina, e então uma jardineira, veículo de grande porte com tração nas quatro rodas.

Se você não for de carro próprio, alugue um carro em Fortaleza e dirija até Jijoca de Jericoacoara. Lá você pega a Jardineira e segue até Jeri!

ONDE FICAR

Há muitos hotéis e pousadas em Jericoacoara. Recomendamos quatro acomodações que se destacam pela localização privilegiada e hospitalidade: Pousada O Refúgio, Vila Kalango, Aki Jeri Pousada e Pousada Jeribá.

GALERIA

Philipe Ribeiro

Especialista em gestão de projetos, desenvolve negócios online desde 2004 e vive de seus ganhos na internet. Escreve sobre os lugares por onde anda e compartilha as melhores dicas de viagem neste blog ?.