O friozinho da serra de Tianguá (CE) e as belezas naturais da Chapada da Ibiabapa

☑ Última atualização em

Tianguá é uma pacata cidade cearense da Serra da Ibiapaba que faz fronteira com o estado do Piauí. Ela está a uma altitude de 775 metros e possibilita um friozinho agradável em pleno diálogo com a natureza.

QUANDO IR

A melhor época para visitar Tianguá é de junho a agosto em que as noites são mais frias e agradáveis. É durante esse período que o hemisfério sul está no inverno (estação do ano) e não tem recorrência de chuvas no Ceará. De setembro a novembro (primavera) é o período mais quente e seco e de dezembro a maio (verão e outono) coincide com a quadra chuvosa no estado (com intensidade maior de precipitações em março, abril e maio).

COMO CHEGAR

De Fortaleza a Tianguá são 310 quilômetros no sentido oeste, passando pela cidade de Sobral. Partindo de Fortaleza, siga pela BR-222 direto para Tianguá, passando por Umirim, Itapajé, Irauçuba, Forquilha e Sobral. Há algumas empresas de ônibus que fazem esse trajeto, mas chegando lá você ficará com dificuldade de locomoção – já que o transporte público local é ineficiente. A melhor forma é ir de transporte próprio ou alugar um carro em Fortaleza e dirigir até lá.

ONDE FICAR

Tianguá tem três ótimos hotéis (Muda Eco Parque Hotel, Hannover Flat Hotel e Hotel São Francisco) e duas pousadas (Pousada Ibiapaba e o Sítio Dom Bosco) bem aconchegantes. Recomendamos o Sítio Dom Bosco por ser um paraíso localizado no alto da serra com vista espetacular que possibilita os/as amantes de esportes aéreos (aqueles esportes em que as pessoas imitam os passarinhos 😉) partir para voar. O serviço no Sítio do Bosco é excelente, um clima bem familiar! Há a possibilidade de fazer rapel e parapente, além de caminhadas por trilhas dentro do próprio sítio!

O QUE FAZER

Os pontos turísticos de Tianguá são: os Paredões do Janeiro, a Reserva Ecológica Cachoeira da Floresta, as cachoeiras São Gonçalo – Sete Quedas e Cana Verde, as trilhas da Cachoeira da Mangabeira, da Espia, da Transumância, do Pinga e da Cachoeira do Marinema de Baixo, e ainda, o Açude Jaburu e a formação rochosa Cabeça da Nega.

GALERIA

Planeje sua viagem conosco!
✈ Adquira sua passagem aérea com preço promocional no Passagens Aéreas e tenha os melhores preços com facilidade!

🏢 Reserve seu hotel, pousada ou hostel utilizando o Booking – menor preço garantido (se encontrar tarifa mais baixa, eles te reembolsam a diferença!).

🚘 Alugue seu carro com a Almundo, a melhor empresa online de aluguel de carros e tenha a menor tarifa do mercado!

🏝 Escolha os melhores pacotes turísticos com a Buscapé Viagens e viaje sossegado com sua família.

📱 Compre seu chip internacional com a Viaje Conectado e assim você pode compartilhar os melhores momentos da vida em qualquer lugar do mundo!

🏥 Viaje tranquilo e com segurança com o melhor seguro viagem do mercado com a SegurosPromo.

☑ Ao reservar com nossos parceiros nos links acima você não paga nada a mais por isso e ajuda o Viajante Profissional a estar sempre atualizado.

Philipe Ribeiro

Especialista em gestão de projetos, desenvolve negócios online desde 2004 e vive de seus ganhos na internet. Escreve sobre os lugares por onde anda e compartilha as melhores dicas de viagem neste blog 😉.