Tatajuba (CE), a bela e desconhecida praia vizinha à Jericoacoara

☑ Última atualização em

Tatajuba é um praia cearense localizada no município de Camocim a 390km de Fortaleza . É uma das mais encantadoras praias do litoral oeste do estado. Na década de 80, a comunidade de Tatajuba foi soterrada pelas dunas, mas não afastou as famílias de pescadores que reconstruíram um novo vilarejo, conhecido como Nova Tatajuba. A população vive integrada à natureza através de seus modos de vida desde o século XIX.

Por sua localização geográfica e difícil acesso, possível apenas através de carros de tração 4×4, Tatajuba permanece quase intocada, num ecossistema formado por muitas dunas fixas e móveis, mangues, lagunas, falésias, lagoas permanentes e lagoas interdunares, ligando-se ao mar em algumas épocas do ano.

Nesta praia de mar verde-azulado, com coqueiral exuberante e dunas esculpidas pela ação do vento, tem-se como principais locais de visitação a duna do Funil e a lagoa da Torta.

A duna do Funil é um paredão de areia onde praticantes de sandboard e bugueiros se divertem nessa muralha natural, recompondo as energias na lagoa da Torta em redes de nylon armadas na margem da lagoa, tocando suavemente a água numa relaxante sensação de frescor.

QUANDO IR

A melhor época para visitar Tatajuba é de junho a dezembro em que não tem recorrência de chuvas no Ceará. É possível visitar esse paraíso de janeiro a maio, entretanto é a época da quadra chuvosa no estado (com intensidade maior de precipitações em março, abril e maio) e alguns dias serão chuvosos.

COMO CHEGAR

Há três formas de se chegar em Tatajuba. A primeira é ir de Fortaleza até Sobral pela BR 222 ou pela estrada do Sol Poente e de lá até Granja pela CE-362. Daí é só pegar uma estrada de asfalto até o distrito de Parazinho. A partir desse trecho, só é possível seguir adiante utilizando um carro de tração ou um buggy, pois a estrada até Tatajuba é muito arenosa.

A segunda opção é seguir o mesmo trajeto que se vai para Jericoacara. Após a cidade de Gijoca, na bifurcação que vai para Jeri, você pega a outra estrada e segue em estrada carroçal até o Assentamento de Guriu e vai pela praia, se possível com carro de tração 4X4.

A terceira opção é ir até Camocim, passar o rio Coreaú de balsa e seguir de buggy pela praia até Tatajuba.

Se você não for de carro próprio, alugue um carro em Fortaleza e escolha uma das opções acima para chegar em Tatajuba.

Dica! Se você vai com carro pequeno, a segunda opção é mais interessante. Se for de ônibus, a terceira é a melhor. Se for com carro 4×4, as duas primeiras são relevantes.

ONDE FICAR

Há sete acomodações na praia de Tatajuba para todos os gostos e bolsos. Recomendamos quatro estabelecimentos que se destacam pela localização privilegiada e hospitalidade: Kitejuba Bungalows, DePraiaBrasil Tatajuba, Cabana Chic e Casa Santa Maria Tatajuba.

GALERIA

Planeje sua viagem conosco!
✈ Adquira sua passagem aérea com preço promocional no Passagens Aéreas e tenha os melhores preços com facilidade!

🏢 Reserve seu hotel, pousada ou hostel utilizando o Booking – menor preço garantido (se encontrar tarifa mais baixa, eles te reembolsam a diferença!).

🚘 Alugue seu carro com a Almundo, a melhor empresa online de aluguel de carros e tenha a menor tarifa do mercado!

🏝 Escolha os melhores pacotes turísticos com a Buscapé Viagens e viaje sossegado com sua família.

📱 Compre seu chip internacional com a Viaje Conectado e assim você pode compartilhar os melhores momentos da vida em qualquer lugar do mundo!

🏥 Viaje tranquilo e com segurança com o melhor seguro viagem do mercado com a SegurosPromo.

☑ Ao reservar com nossos parceiros nos links acima você não paga nada a mais por isso e ajuda o Viajante Profissional a estar sempre atualizado.

Philipe Ribeiro

Especialista em gestão de projetos, desenvolve negócios online desde 2004 e vive de seus ganhos na internet. Escreve sobre os lugares por onde anda e compartilha as melhores dicas de viagem neste blog 😉.