Tatajuba (CE), a bela e desconhecida praia vizinha à Jericoacoara

Tatajuba é um praia cearense localizada no município de Camocim, há 390km de Fortaleza . É uma das mais encantadoras praias do litoral oeste do estado. Na década de 80, a comunidade de Tatajuba foi soterrada pelas dunas, mas não afastou as famílias de pescadores/as que reconstruíram um novo vilarejo, conhecido como Nova Tatajuba. A população vive integrada à natureza através de seus modos de vida, desde o século XIX.

Por sua localização geográfica e difícil acesso, possível apenas através de carros de tração 4×4, Tatajuba permanece quase intocada, num ecossistema formado por muitas dunas fixas e móveis, mangues, lagunas, falésias, lagoas permanentes e lagoas interdunares, ligando-se ao mar em algumas épocas do ano.

A comunidade tradicional vive integrada a este ambiente através de seus modos de vida desde o século XIX e hoje rebece turistas e visitantes através do turismo comunitário.

Nesta praia de mar verde-azulado, com coqueiral exuberante e dunas esculpidas pela ação do vento, tem-se como principais locais de visitação a duna do Funil e a lagoa da Torta.

A duna do Funil é um paredão de areia onde praticantes de sandboard e bugueiros se divertem nessa muralha natural, recompondo as energias na lagoa da Torta em redes de nylon armadas na margem da lagoa, tocando suavemente a água numa relaxante sensação de frescor.

Como chegar?

Há três formas de se chegar em Tatajuba. A primeira é ir de Fortaleza até Sobral pela BR 222 ou pela estrada do Sol Poente e de lá até Granja pela CE-362. Daí é só pegar uma estrada de asfalto até o distrito de Parazinho. A partir desse trecho, só é possível seguir adiante utilizando um carro de tração ou um buggy, pois a estrada até Tatajuba é muito arenosa.

A segunda opção é seguir o mesmo trajeto que se vai para Jericoacara. Após a cidade de Gijoca, na bifurcação que vai para Jeri, você pega a outra estrada e segue em estrada carroçal até o Assentamento de Guriu e vai pela praia, se possível com carro de tração 4X4.

A terceira opção é ir até Camocim, passar o rio Coreaú de balsa e seguir de buggy pela praia até Tatajuba.

Dica! Se você vai com carro pequeno, a segunda opção é mais interessante. Se for de ônibus, a terceira é a melhor. Se for com carro 4×4, as duas primeiras são relevantes.

Onde ficar?

A Associação Comunitária dos Moradores de Tatajuba (Acomota) faz parte da Rede Cearense de Turismo Comunitário (Tucum) e articula localmente a hospedagem de visitantes em casas de nativos e pousadas domiciliares. O contato é através da presidenta da associação: Maria do Livramento (88) 8801.2559.

Galeria

Fonte: Sou do Nordeste.

Comentários estão fechados